Durante as aulas de História de 2017, os alunos do 6º ano conheceram a trajetória de cerca de 2 milhões de anos dos hominídeos.
Descobriram que, desde 10 mil anos a.C., observa-se na história da humanidade o surgimento de práticas de agricultura em vários lugares do planeta, e que, desde 6 mil anos a.C., existem diferentes documentos históricos que apontam para uma vida sedentária em cidades.
A partir daí, o 6º ano começou a estudar alguns povos que viveram durante a antiguidade e que construíram as cidades e suas diferentes edificações. Os egípcios, por exemplo, ficaram conhecidos por suas pirâmides fúnebres; os sumérios por seus zigurates (um tipo de templo); os gregos por seus teatros; os incas por seus terraços agrícolas; os chineses por seus grandes templos e os franceses por seus castelos e igrejas. Todos esses povos tinham como característica cultural uma vida urbana.
Por diferentes razões, algumas das edificações construídas por esses povos resistiram ao tempo e continuam vivas. Depois de tanto tempo, a maior parte dessas construções não possui mais sua função original: em alguns casos, são ruínas; em outros, possuem alguma uma outra função. Mas, em todos os casos, essas edificações tornaram-se monumentos.
Os alunos passaram então a tratar esses monumentos como documentos históricos, para investigar e descobrir informações sobre a história e o modo de vida desses povos da antiguidade.
Para isso, cada grupo escolheu um monumento e pesquisou profundamente sobre ele: suas características, o povo que o construiu, seu modo de vida, o local e a data em que foi construído, para que ele servia e qual a sua função social.
Depois disso, trabalhando com a plataforma virtual Minecraft, em que os jogadores utilizam blocos para fazer construções em um mundo virtual, os grupos construíram cada um o seu monumento, sendo fiéis à sua forma, ao seu tamanho, à matéria prima utilizada, sua textura e todos as suas características, incluindo o solo, a vegetação e o revelo em que ele foi construído.
O resultado você confere abaixo!
Descobriram que, desde 10 mil anos a.C., observa-se na história da humanidade o surgimento de práticas de agricultura em vários lugares do planeta, e que, desde 6 mil anos a.C., existem diferentes documentos históricos que apontam para uma vida sedentária em cidades.
A partir daí, o 6º ano começou a estudar alguns povos que viveram durante a antiguidade e que construíram as cidades e suas diferentes edificações. Os egípcios, por exemplo, ficaram conhecidos por suas pirâmides fúnebres; os sumérios por seus zigurates (um tipo de templo); os gregos por seus teatros; os incas por seus terraços agrícolas; os chineses por seus grandes templos e os franceses por seus castelos e igrejas. Todos esses povos tinham como característica cultural uma vida urbana.
Por diferentes razões, algumas das edificações construídas por esses povos resistiram ao tempo e continuam vivas. Depois de tanto tempo, a maior parte dessas construções não possui mais sua função original: em alguns casos, são ruínas; em outros, possuem alguma uma outra função. Mas, em todos os casos, essas edificações tornaram-se monumentos.
Os alunos passaram então a tratar esses monumentos como documentos históricos, para investigar e descobrir informações sobre a história e o modo de vida desses povos da antiguidade.
Para isso, cada grupo escolheu um monumento e pesquisou profundamente sobre ele: suas características, o povo que o construiu, seu modo de vida, o local e a data em que foi construído, para que ele servia e qual a sua função social.
Depois disso, trabalhando com a plataforma virtual Minecraft, em que os jogadores utilizam blocos para fazer construções em um mundo virtual, os grupos construíram cada um o seu monumento, sendo fiéis à sua forma, ao seu tamanho, à matéria prima utilizada, sua textura e todos as suas características, incluindo o solo, a vegetação e o revelo em que ele foi construído.
O resultado você confere abaixo!
brasil.vs colombia PROJETO “MONUMENTO PARA QUEM?”- MINECRAFT NA AULA DE HISTÓRIA DO 6º ANO | |
9 Likes | 9 Dislikes |
336 views views | 680 followers |
Education | Upload TimePublished on 1 Dec 2017 |
Related keywords
brasil.vs argentina,brasil.hoy,brasil.mapa,brasil.2014,brasil.vs peru,brasil.2002,brasil.serie c,http://brasil.com,brasil.colombia,brasil.serie a,brasil.serie b,brasil.bolivia,brasil.vs,brasil.peru,brasil.fc,brasil.vs venezuela,brasil.argentina,brasil.copa america,brasil.vs bolivia,
Không có nhận xét nào:
Đăng nhận xét